A maioria quer um bom emprego, mas também quer ser reconhecida pela sua contribuição; quer que seu trabalho tenha importância e faça diferença no mundo. Mas como tornar nossa atuação muito mais relevante? 

Por isso, em fevereiro de 2022, a Grow decidiu criar uma experiência de aprendizado a partir de Players de Impacto, um livro para construir uma mentalidade além da proatividade; uma mentalidade de contribuição máxima que faz com que a gente entregue resultados, cumpra com o trabalho e, além disso, torná-lo leve e agradável para toda a organização. 

Se você quer saber mais sobre o livro e alguns dos aprendizados que ele nos revela, então confira a seguir!

Players de Impacto: um livro para construir uma carreira significativa e bem sucedida

Baseado em 170 entrevistas com líderes de empresas como Adobe, Google, LinkedIn, Nasa e Salesforce, Players de Impacto é um livro para pessoas que querem melhorar suas habilidades de liderança e influência, gerar um maior impacto com seu trabalho e crescer na carreira.

Sobre a autora de Players de Impacto: Liz Wiseman

Liz Wiseman é CEO do Wiseman Group, empresa de desenvolvimento de liderança. Alguns de seus clientes incluem: Apple, Disney, Google e Tesla. 

Wiseman foi listada no ranking Thinkers50 como uma das 10 maiores pensadoras de liderança do mundo. Escreve na Harvard Business Review e é autora do best-seller do New York Times “Multiplicadores: Como os bons líderes valorizam você”.

Principais aprendizados do livro Players de Impacto

No livro Players de Impacto, Liz Wiseman identifica dois tipos de profissionais e suas diferentes formas de encarar o trabalho e enxergar o crescimento: os contribuidores e os players de impacto.

Os contribuidores são profissionais capazes que, ao realizar um trabalho, dão uma contribuição que fica abaixo do seu potencial pleno e do alto impacto. Por outro lado, os players de impacto são indivíduos, em qualquer nível de uma organização, que realizam um trabalho de valor excepcional, com um impacto extraordinariamente alto.

Algumas diferenças entre os dois perfis

No livro, Wiseman também destaca algumas práticas que podemos pôr em prática para nos tornar verdadeiros players de impacto.

5 práticas para se tornar um colaborador valioso 

1. Ir além da tarefa atribuída para lidar com a questão verdadeira que precisa ser atacada

O objetivo dos Players de Impacto é servir; essa orientação os leva a ter empatia com aqueles que atendem, a buscar necessidades não atendidas e a ter foco onde serão mais úteis. Nesse processo, aumentam a responsividade organizacional, criam uma cultura de agilidade e serviço, além de construir reputação como colaboradores úteis e flexíveis.

2. Começar a tocar as coisas e envolver os demais, mesmo quando não é oficialmente o responsável

Quando fica claro que é preciso fazer alguma coisa, mas não fica claro quem é o responsável, os Players de Impacto se apresentam e lideram. Eles não esperam que alguém peça; começam a tocar as coisas e a envolver os demais, mesmo quando não são oficialmente os responsáveis. Praticam um modelo fluido de liderança— liderando sob demanda, e não sob comando.

3. Levar o trabalho até a linha de chegada, mesmo quando o trabalho é árduo e cheio de obstáculos imprevistos

Os Players de Impacto tendem a ser obcecados pela missão cumprida; não saem de cena até que a tarefa esteja inteiramente completada, mesmo quando o trabalho é árduo e cheio de obstáculos imprevistos. Agem com um sentimento de missão 

ainda mais elevado, e confiantes na força pessoal, o que os leva a assumir responsabilidades, resolver problemas e completar tarefas sem necessidade de supervisão constante.

4. Buscar feedback corretivo e visões contrárias, usando essas informações como forma de recalibrar e melhorar o trabalho feito

Esses profissionais tendem a se adaptar às condições mutáveis mais rapidamente que seus pares, porque sabem interpretar novas regras e novas metas como oportunidades de aprendizado e crescimento. Com certeza ficam contentes com a autoafirmação e o feedback positivo, mas apesar disso tomam a iniciativa de buscar um feedback corretivo e visões contrárias, usando essas informações como forma de recalibrar e “refocar” seu trabalho.

5. Propiciar uma sensação de auxílio e de igualdade que reduz o estresse da equipe, aumentando a alegria de trabalhar

Quando uma equipe fica sobrecarregada por uma pressão maior e pelas demandas incessantes, os Players de Impacto tornam mais leve o trabalho pesado. Eles proporcionam apoio, não por fazerem o trabalho alheio, mas por terem facilidade para atuar em grupo. Propiciam uma sensação de auxílio e de igualdade que reduz os dramas, os jogos políticos e o estresse, aumentando a alegria de trabalhar. Ao criar um ambiente positivo e produtivo para todos, reforçam uma cultura colaborativa e inclusiva.

E aí, você quer crescer na carreira?

Estar sempre se aprimorando pode ser desafiador, mas não para quem assina a Grow. Aqui você cresce através de uma experiência de desenvolvimento que usa a melhor ferramenta de aprendizagem que existe: a leitura de livros escritos por profissionais gabaritados e que são referência no mercado.

Ao assinar a Grow, todo mês você recebe, na porta da sua casa, um kit com um livro selecionado, um guia de leitura e acesso à plataforma online com conteúdos que o ajudarão a aplicar os conhecimentos na sua vida.

Confira a experiência de aprendizado deste mês, clicando no botão abaixo:

Somos muito mais do que aquele curso que você faz e depois esquece tudo. Aqui o segredo está no nosso método de aprendizado contínuo através do livros, pois só com a constância do hábito é possível desenvolver habilidades verdadeiramente significativas.

Vem pra Grow!